7 de ago. de 2013

Física Inexplicável 02 - Telepátia da Mecânica Quântica

Telepatia verdade ou mentira ?

Sera que podemos nos comunicar através de pensamento ? Você já teve a impressão de estar sentindo que algo irá acontecer, ou ter a sensação de que alguém esta se aproximando ?


A notícia é que existem algumas evidências científicas que apontam a telepatia, como uma espécie de transmissão de pensamento sem nenhum contato físico, existem teorias sobre parapsicologia que defende a telepatia como sendo uma transmissão de ondas eletromagnéticas, mentais, de um cérebro para o outro.

O neurologista Jacobo Grinberg, da Universidade do México, fez um experimento em seu laboratório. No experimento, duas pessoas focaram seus pensamentos por 20 minutos com a intenção de se comunicarem, depois uma delas entrou em uma Gaiola de Faraday (que impede a penetração de ondas eletromagnéticas no seu interior). As duas pessoas estavam sendo medidas por EEGs (eletroencefalogramas), que é capaz  de medir ondas cerebrais. Porém, o indivíduo isolado era “bombardeado” de flashes de luz ou sons no ambiente.
O impressionante foram os resultados: verificou-se que a eletroencefalografia do indivíduo fora da Gaiola correspondia à 25 % da mesma atividade registrada do seu parceiro, que não receptava qualquer tipo de estímulo externo. Ginberg chamou isso de “potencial transferido”. Outros estudos semelhantes encontraram equivalência de EEG, ultrapassando 90% de correspondência sem qualquer contato físico (Laszo, 2009).

Já quando falamos em Freud, o pai da psicanálise, vemos o seu interesse pelo assunto no texto Psicanálise e Telepatia, 1921, bem como Sonhos e Telpatia, escrito no ano de 1922. Em ambos os textos o autor analisa alguns casos relatados, por meio de cartas enviadas a ele, de pessoas que afirmavam ter sofrido uma experiência telepática. Na sua teoria, dá a hipótese de conflitos edípicos e desejos envolvidos em um dos relatos, porém, em um determinado caso, as evidências apontavam fortemente para a transmissão de pensamento pelo inconsciente, além de uma própria experiência vivida por Freud, deixando-o intrigado com a hipótese da telepatia. É claro que o autor sempre se demonstrou materialista e bem científico, porém por fazer parte da ciência, não poderia deixar de analisar os casos que chegaram até ele por puro ceticismo ou descrença. Chega a dizer que a psicanálise sofre os mesmos entraves que o ocultismo passa na sociedade: a descrença e a sua relação com charlatanismo e misticismo. Mas, atualmente, a psicanálise parece ter ignorado os fenômenos telepáticos e “ocultos”, restando apenas um olhar cético, acompanhado de desdém, ao assunto abordado por Freud. Espero estar enganado, pois não faço parte de qualquer centro psicológico ou psicanalítico para dar o testemunho do que se passa nos congressos e debates dessa área.

Tentar encontrar uma explicação científica para algo que sempre foi visto como misticismo não é nada agradável e simples para um cientista. Assuntos como alma, telepatia e mediunidade são vistos com extremo preconceito no meio científico tradicional. Porém, a ciência moderna está se abrindo cada vez mais para esses fenômenos. E isso é muito importante para que as pessoas abram suas mentes e aceitem o assunto com naturalidade. É claro que esses experimentos científicos podem negar ou comprovar a realidade da alma. Entretanto citei a possibilidade da negação apenas pelo assunto do artigo incluir ciência, pois nela, assumir verdades absolutas é bem complicado. Mas isso ela já faz – ao dizer que a matéria é a única realidade universal.

Tudo aquilo que estudei até hoje, sem dúvida alguma, comprovaram que essa “verdade materialista científica” é a maior imbecilidade já assumida pelo ser humano. É como estar dentro de um buraco escuro e considerá-lo a única realidade existente. É exatamente isso que o ser humano experimenta na vida física: estar preso dentro de um corpo e ser dependente de uma estrutura orgânica para sua sobrevivência. Assim, para enxegar e observar a realidade “fora do buraco” é preciso de consciência – que pode ser comparada com uma escada que te permite sair da escuridão.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Patrocio